Museu do Pico promove exposição "Baleeiro: o rochedo do mar", de Jorge Barros
A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico e em parceria com o Instituto Açoriano de Cultura, promove sexta-feira, 17 de junho, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação da exposição fotográfica intitulada “Baleeiro: o rochedo do mar”, da autoria de Jorge Barros.
Esta mostra itinerante, que já esteve patente nas ilhas Terceira, Corvo e Faial, pode ser visitada até 21 de agosto, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h30.
Jorge Barros, natural de Alcobaça, propõe nesta exposição uma revisitação do passado recente através de um belíssimo conjunto de imagens que são testemunhos de vida.
Os protagonistas da faina baleeira, mantida até há poucas décadas como garante da subsistência e exemplo da resiliência e coragem açorianas, dignificaram uma prática generalizada a todo o arquipélago açoriano, demonstrando a coragem e a arte destes homens.
Jorge Barros, ao longo da sua carreira, fotografou o país de lés-a-lés, sobretudo na temática humana, tendo sido distinguido, em 1988, com o Prémio de Ilustração da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS/DRC