Museu do Pico apresenta a exposição "Joia Açoriana"
O Museu do Pico apresenta ao público, no próximo dia 14 de agosto, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição "Joia Açoriana", uma coleção de joias de autor, criada pelos artistas Manuela Ferraz e Carlos Fontes, produzida no âmbito das Comemorações dos 30 anos do Museu dos Baleeiros.
Estes criadores, responsáveis pela marca “Joia Portuguesa”, inspirada nos mais diversos elementos tradicionais portugueses e nas características ambientais da fauna e flora das várias regiões do país, apresentam este conjunto de peças que refletem a paixão pelas viagens a cada uma das ilhas.
“O processo desenvolvido tem como objetivo valorizar e dignificar o imaginário e o património açoriano e atribuir à sua intemporalidade um cariz mais contemporâneo, aplicando-o a novos materiais e atribuindo-lhe um novo sentido e valor artístico através do modo pelo qual a sua forma sofreu interferência por parte dos artistas.”
Esta exposição conta com peças desenhadas pelos dois artistas e executadas por ourives e filigraneiros experientes. Assim, a intervenção manual está sempre presente, existindo mesmo peças única e exclusivamente elaboradas à mão, fazendo uso de várias técnicas, entre as quais a mais característica técnica portuguesa de trabalhar o ouro e a prata.
No Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Museu do Pico acolhe esta exposição que ficará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico até 30 de setembro, no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 10h00-17h30).