Museu do Pico

Museu do Pico apresenta a exposição "Variações do Silêncio", de Rita Morais

O Museu do Pico/Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, apresentou ao público, no passado dia 2 de novembro, pelas 21h, a exposição "Variações do Silêncio", de Rita Morais.

Trata-se de uma vídeo-instalação projetada sobre vidro. Ao longo de vários meses, no ano de 2017, foram feitas filmagens na ilha do Pico, em jeito de diário-viagem e entendimento do lugar, de tudo quanto o compõe, e das suas gentes. Uma parte ainda muito pequena dessas filmagens dá agora lugar a esta exposição.

"Variações do Silêncio" toma como mote a noção de memória, bem como a sua fragilidade quando ativada. Por entre as paisagens da ilha, a montanha, as grutas, as rochas, encontramos alusões à ideia de que recordar é, na sua mutabilidade, resistir à fossilização e consequente erosão daquilo que a memória havia solidificado.

Rita Morais, residente no Porto, estudou vídeo na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Dedica-se a um cinema que dialoga entre o espaço da sala de cinema e o espaço da galeria. Tem ainda vindo a trabalhar como programadora de cinema na cidade do Porto e é co-fundadora (juntamente com Gina Ávila Macedo) do Landscapes, uma Mostra Internacional de Cinema na Paisagem, que teve a sua primeira edição no passado mês de agosto na ilha do Faial. 

A exposição está patente ao público até ao dia 31 de dezembro e poderá ser visitada no horário regular de funcionamento do Museu (a partir de 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h).

Data Inicial
2018-11-02
Data Final
2018-12-31
Hora Inicial
21:00
Hora Final
17:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks