Exposição "Igreja Matriz das Lajes do Pico: do sonho à realidade" no Museu do Pico
Está patente no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição apresentada ao público em 2017, "Igreja Matriz das Lajes do Pico: do sonho à realidade", um trabalho que reúne fotografias que retratam as vicissitudes e conquistas em torno desta obra arquitetónica, porventura a última grande epopeia de pedra levada a cabo na ilha do Pico.
A Igreja Matriz das Lajes do Pico é um dos edifícios com maior relevância iconográfica e mitográfica da sede do concelho. Começou a ser construída nos finais do século XIX. As obras foram interrompidas durante mais de meio século. Os trabalhos para a sua conclusão foram retomados em 1967. Por este templo, o maior espaço religioso da ilha do Pico, passa uma parte importante da história da vila das Lajes e do concelho.
A Matriz foi uma obra do Povo. Feita com o sangue e o suor do Povo, a eterna seiva de todas as grandes realizações da História. Saibamo-la conservar como um símbolo vivo desta terra e desta gente. Da sua fé, da sua resiliência, da sua tenacidade e do seu grande amor pelo que é seu. Esta exposição, entre outras coisas, é uma homenagem a todos os operários silenciados pelo esquecimento da memória social.
A inauguração da Matriz Nova, depois de concluídos todos os trabalhos de construção, foi feita no dia 27 de Maio de 1967. Um dia grande para a história da freguesia, do concelho e da ilha do Pico.
A Igreja Matriz da Santíssima Trindade celebrou, a 28 de maio de 2017, 50 Anos de abertura ao Culto. Esta exposição inseriu-se, portanto, no contexto festivo e comemorativo, liderado pela Paróquia da Santíssima Trindade.
O Museu do Pico agradece, mais uma vez, a todos quantos responderam ao seu apelo, facultando muitas das fotografias expostas.
Esta exposição estará patente ao público até dia 31 de março, podendo ser visitada no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 09h30-17h00).