Museu do Pico apresenta o filme "A Loucura de Rosa A."
O Museu do Pico apresentou, no passado dia 8 de março, o filme "A Loucura de Rosa A.", de Guilherme (Bill) Moniz, um picoense a residir no Canadá, que se tem destacado ao longo da vida na produção da ficção histórica em torno da cultura açoriana e da diáspora.
"A Loucura de Rosa A.", gravado na ilha do Pico e com atores locais, debruça-se sobre o imaginário cultural da ilha, nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, centrando-se no papel e na condição da mulher nas sociedades rurais açorianas. A personagem Rosa, nas palavras do realizador, era uma mulher simples e complexa, frágil e resistente, terna e intocável. Tinha pensamentos que só ela os sabia, segredos que só ela alimentava, e por isso lhe chamavam louca.
Para além da exibição do filme, houve ainda uma comunicação a cargo do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha do Pico, de acordo com a temática, quer durante a tarde na Escola Básica Secundária Integrada das Lajes do Pico, quer a anteceder a sessão fílmica à noite.
Este evento, que surgiu no âmbito da Estratégia de Combate à Pobreza e Exclusão Social, pretendeu, deste modo, assinalar o Dia Internacional da Mulher.
A sessão realizou-se pelas 21h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.