Lançamento do livro “Territórios Vinhateiros Olivícolas e Corticeiros de Portugal" no Museu do Pico
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) esteve nos Açores para apresentar os seus principais projetos, designadamente o portal enoturismo.pt e o livro "Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal".
José Arruda, secretário-geral da AMPV e membro do Conselho Nacional de Enoturismo, de 20 a 25 de fevereiro, efetuou um conjunto de reuniões de trabalho, com várias entidades da Região Autónoma dos Açores e com municípios das diferentes ilhas, para a apresentação dos projetos da AMPV e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) bem como a apresentação do portal e livro já referenciados.
No Pico, o livro foi apresentado no passado dia 25 de fevereiro, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
No decorrer da sessão foram visionados vários filmes alusivos à temática, nomeadamente, sobre a Madalena do Pico Cidade do Vinho 2017, a atual cidade portuguesa do Vinho, Pinhel, a atual cidade do vinho europeia Aranda de Duero, de Espanha, bem como sobre o portal enoturismo.pt, que se quer assumir como o maior diretório de enoturismo nacional e internacional.
José Arruda, apresentou de seguida o contexto do livro, dando como exemplo os concelhos da ilha do Pico, fazendo menção à importância do que foi para o Pico, e não só, a eleição da Madalena Cidade do Vinho.
Por fim tomaram a palavra o Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior, bem como a Presidente do Município das Lajes do Pico, Ana Brum, os quais igualmente ressaltaram as mais valias resultantes da Madalena Cidade do Vinho 2017, bem como, o papel preponderante que tem desenvolvido José Arruda, na dianteira da AMPV.
A sessão terminou com um brinde com o verdelho do Pico, em celebração ao tema em questão: o vinho!