Apresentação do documentário “Filarmónicas da Ilha Preta” de Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire
O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 9 de junho, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelas 21h00, o documentário “Filarmónicas da Ilha Preta” produzido em 2011 por Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire.
Rodrigo Lacerda nasceu em Coimbra, é antropólogo e realizador, tendo co-realizado com Rita Alcaire, os documentários Filhos do Tédio (2006), Breve História do Rock de Coimbra (2010), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 (2011). As suas áreas de investigação são antropologia visual, cinema indígena, etnologia indígena e património. Rita Alcaire também nasceu em Coimbra e licenciou-se em Antropologia com a tese Filhos do Tédio, que questiona o estereótipo de Coimbra “fado, estudantes e guitarradas” a partir da banda Tédio Boys.
Este documentário aborda o fenómeno das bandas filarmónicas da ilha do Pico, nos Açores, a zona do país com maior número destes agrupamentos musicais per capita. O filme analisa as redes de sociabilidade que a música produz através da partilha de memórias, ensaios, concertos e festividades religiosas.
As filarmónicas fazem parte da nossa cultura, e nos últimos anos assistimos a uma evolução muito grande, resultado da qualidade dos maestros e duma melhor e contínua formação dos músicos, que se refletiu num melhor desempenho e qualidade artística.
A apresentação está prevista para as 21h00, com a entrada gratuita.