Museu do Pico comemora o Dia Internacional do Jazz
Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, para destacar o jazz e a sua capacidade de unir pessoas em todo o mundo. Em 2012 a Assembleia Geral das Nações Unidas acolheu a decisão da Unesco, reconhecendo também o Dia Internacional do Jazz, colocando-o no seu calendário oficial.
O Dia Internacional do Jazz reúne pessoas em todo o mundo para celebrar e aprender sobre o jazz. Como toda a Arte, este estilo de música é reconhecido pelo seu papel na promoção da paz, do diálogo entre as culturas e da liberdade de expressão.
Tendo a liberdade como premissa, no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, o Museu do Pico propõe-vos uma viagem informal pelo mundo do Jazz, na companhia de 3 artistas, de 3 nacionalidades diferentes e com 3 idades, experiências e heranças culturais diferentes: Jean-Daniel Senesi – cantor francês, Marcos Fernandez – guitarrista espanhol e Bernardo Alves Macedo – guitarrista picoense.
Propõe-se ao público uma espécie de diálogo entre eles e entre vários estilos diferentes do jazz: “vamos tocar bastante, vamos falar um pouco, e vamos sobretudo tentar, de forma subjetiva e à nossa maneira, humildemente, explicar o que caracteriza o jazz, em comparação com a música clássica ou a música tradicional, por exemplo!”. E como o jazz também é improviso, pode ser que apareçam mais uns amigos! Até jázz!
A sessão terá início pelas 21 horas, com entrada livre.