Da Sombra ao Cravo - O 25 de Abril pelos Olhos do Património Cultural
"Da Sombra ao Cravo" celebra a Revolução de 25 de abril de 1974, marco na história da liberdade portuguesa. O percurso até essa vitória ficou marcos por lutas ideológicas, entre liberais e absolutistas, monárquicos e republicanos, nacionalistas e libertários. Como tal, revelou-se indispensável refletir sobre o papel da implantação da República, a 5 de outubro de 1910, que nos abriu novos ensejos na senda do pensamento livre. "Da Sombra ao Cravo" apresenta um olhar sobre a conquista da liberdade, sobre como lá se chegou, e o que se seguiu.
Esta iniciativa da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, que compreende uma aplicação para telemóvel e uma publicação em formato digital, disponíveis no portal Cultura Açores, constitui um recurso educativo não formal e pretende, através de uma seleção de peças e documentos, nem sempre acessíveis ao público, pertencentes aos Serviços de Promoção Cultural (oito museus, um ecomuseu, três bibliotecas e arquivos regionais, um centro de artes), contar a história dos principais acontecimentos políticos do século XX, que conduziram ao 25 de Abril.
Resultando da investigação efetuada por estes Serviços e disponibilizada nas plataformas de acesso público (CCM – Catálogo Coletivo de Museus, Koha e Archeevo), este trabalho vai também ao encontro da temática escolhida pelo ICOM – International Council of Museums para 2024, a saber, “Museus para a Educação e Investigação”.
Consulte aqui: