Noite de Cinema no Museu do Pico
A MiratecArts, em parceria com o Museu do Pico, apresentam no próximo dia 14 de fevereiro, o filme Cézanne e Eu (título original: Cézanne et Moi), um drama biográfico com realização e argumento de Danièle Thompson (nomeada ao Óscar de Melhor Argumento com “Cousin Cousine”; co-argumentista de “A Rainha Margot”), com Guillaume Canet (“A Praia”; “Amor ou Consequência”) e Guillaume Gallienne (“Marie Antoinette”; “A Mamã, os Rapazes e Eu!”) nos principais papéis.
Cézanne e Eu é um filme que revela a história de amizade entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola.
Com uma produção surpreendente e uma atenção extraordinária ao detalhe, este filme acompanha a relação entre Paul Cézanne e Emile Zola. Eles amaram-se com o ardor dos jovens de treze anos: rebeldia, curiosidade, esperanças, dúvidas, raparigas, sonhos de glória. Eles partilharam tudo. Paul é rico. Emile é pobre. Deixam Aix-en-Provence rumando a Paris onde entram na intimidade artística de Montmartre e Batignolles. Frequentam os mesmos locais, dormem com as mesmas mulheres, abominam a burguesia que também os rejeita, banham-se nus, passam fome e logo comem demasiado, bebem absinto, desenham belas modelos durante o dia que acariciam pela noite, viajam trinta horas de comboio para ver um pôr-do-sol…
Agora, Paul é pintor e Emile é escritor. A glória passou ao lado de Paul. Emile tem tudo: a fama, o dinheiro, uma mulher perfeita que Paul amou antes dele. Julgam-se, admiram-se, confrontam-se. Perdem-se e encontram-se como um casal que não consegue deixar de se amar…
Este filme francês, legendado em português, com a duração de 117 minutos, estreou em outubro de 2016 em Portugal e é recomendado para maiores de 12 anos.
A sessão de visionamento está prevista para as 21h, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada gratuita.