Apresentação do documentário "Atafonas" no Museu do Pico
A empresa local Comunicar Atitude, Lda., em parceria com o Museu do Pico, apresentam no próximo dia 17 de março, o filme documental "Atafonas", realizado por Sandra Cristina Sousa.
Durante 500 anos o homem da Ilha do Pico – Arquipélago dos Açores edificou em pedra basáltica estruturas tradicionais de apoio à agricultura. Chamadas de Atafonas albergavam uma espécie de moinho de cereais movida pela propulsão animal. Este testemunho físico e territorial pertence a um determinado tempo e lugar, sendo reflexo da cultura existente. Há mais de um século que todo este património foi abandonado, por falta de uso, como é explanado no documentário pelo último moageiro – Domingos Epifânio, de 90 anos de idade. Ainda que este património não tenha sido criado para fins de habitação está a ser lentamente adaptado a empreendimentos turísticos enquadrados na diretiva comunitária Turismo em Espaço Rural (TER). Através de apoios financeiros da Comunidade Europeia o património arquitetónico, cultural e social de uma pequena ilha, em pleno Oceano Atlântico está a dar lugar a um turismo de natureza único no mundo.
Esta é a história contada na primeira pessoa pelos proprietários de casas centenárias consumidas pelo tempo agora convertidas em empreendimentos turísticos com enquadramento rural. A requalificação merece enquadramento financeiro comunitário e está a conquistar interessados pelo mundo inteiro.
A Comunicar Atitude, Lda., fundada em 2013, é especializada em documentários e filmes institucionais que valorizam o autêntico e promovem o caracter. É composta por uma equipa dinâmica, polivalente, diferenciadora da criatividade com uma abordagem rigorosa, seguindo padrões internacionais, fazendo dela parte a realizadora deste filme, Sandra Cristina Sousa, licenciada em Comunicação, tendo sido jornalista correspondente para rádio, jornal e televisão pública durante 17 anos.
Contando com o apoio do Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional da Educação e Cultura e da Câmara Municipal de São Roque do Pico - Capital do Turismo Rural, este filme documental de 32’33’’ poderá ser visionado pelas 21h, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada livre.