Exposição "Igreja Matriz das Lajes do Pico - Do sonho à realidade"
No próximo dia 1 de agosto, será inaugurada pelo Museu do Pico a exposição "Igreja Matriz das Lajes do Pico:do sonho à realidade", um trabalho que reúne fotografias que retratam as vicissitudes e conquistas em torno desta obra arquitetónica, porventura a última grande epopeia de pedra levada a cabo na ilha do Pico.
A Igreja Matriz das Lajes do Pico é um dos edifícios com maior relevância iconográfica e mitográfica da sede do concelho. Começou a ser construída nos finais do século XIX. As obras foram interrompidas durante mais de meio século. Os trabalhos para a sua conclusão foram retomados em 1967. Por este templo, o maior espaço religioso da ilha do Pico, passa uma parte importante da história da vila das Lajes e do concelho.
A Matriz foi uma obra do Povo. Feita com o sangue e o suor do Povo, a eterna seiva de todas as grandes realizações da História. Saibamo-la conservar como um símbolo vivo desta terra e desta gente. Da sua fé, da sua resiliência, da sua tenacidade e do seu grande amor pelo que é seu. Esta exposição, entre outras coisas, é uma homenagem a todos os operários silenciados pelo esquecimento da memória social.
A inauguração da Matriz Nova, depois de concluídos todos os trabalhos de construção, foi feita no dia 27 de Maio de 1967. Um dia grande para a história da freguesia, do concelho e da ilha do Pico.
A Igreja Matriz da Santíssima Trindade celebrou, a 28 de Maio deste ano, 50 Anos de abertura ao Culto. Esta exposição insere-se também neste contexto festivo e comemorativo, liderado pela Paróquia da Santíssima Trindade.
A todos quantos responderam ao nosso apelo, facultando-nos muitas das fotografias expostas, o nosso agradecimento.
A sessão pública de inauguração terá lugar no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelas 21h30, e até 1 de outubro a exposição estará patente ao público no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 10h00-17h30).