Festival de Música dos Açores 2017 no Museu do Pico
Mais uma vez realiza-se o Festival de Música dos Açores, Jazzores, no nosso arquipélago, desta feita nas ilhas de Santa Maria, Pico, Faial e São Miguel, entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro.
Desde 1999 que o Festival de Música dos Açores/Jazzores tem contribuído para o gosto pelo território raro e fascinante do diálogo entre épocas distantes: modernidade e contemporaneidade, por um lado, e a música antiga, partindo do Barroco até ao Renascimento, por outro.
No cartaz deste ano, o auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, recebe, a 28 de Outubro, a violoncelista e gambista italiana Giovanna Barbati, um exemplo desse intérprete que se dedica ao repertório antigo, contemporâneo e à música improvisada.
Giovanna Barbati estudou violoncelo com Siegfried Palm e diplomou-se com distinção em viola da gamba pelo Conservatório de L’Aquila Apresenta-se frequentemente a solo em recital e é, há vários anos, primeiro violoncelo e solista de viola da gamba da Academia Montis Regalis. Como violoncelista principal e gambista, já tocou em inúmeros concertos. Faz estudos de Composição e dedica-se a investigar a improvisação na música antiga. Já gravou dezenas de CDs tendo recebido diversos prémios e entusiásticos elogios da crítica.
Giovanna Barbati tocará num violoncelo de Ambroise De Comble, datado de 1751, num concerto que terá o seu início pelas 21h com entrada livre.
Uma oportunidade única para ouvir um músico único a nível mundial.