Comemoração do aniversário dos 300 anos das erupções históricas de 1 e 2 de fevereiro de 1718, no Museu do Pico
Realizou-se no passado dia 3 de fevereiro, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a conferência “Mistérios” da Ilha do Pico: Vulcões que moldaram o Homem e marcaram a História”.
Desde a descoberta e povoamento da ilha do Pico, está referenciada nos acervos históricos a ocorrência de três erupções vulcânicas na ilha do Pico, que deram origem aos popularmente designados “Mistérios” da Prainha (1562-64), Santa Luzia (1718), São João (1718) e Silveira (1720).
Foram as particularidades destas erupções e a influência que tiveram nas populações da ilha do Pico, as questões abordadas pelo Professor João Carlos Nunes.
O evento contou ainda com a apresentação de um vídeo intitulado “Vulcões do Pico – 300 anos das erupções históricas dos “Mistérios” de Santa Luzia e São João (1718-2018).
João Carlos Nunes, natural da ilha de São Miguel, é Licenciado em Geologia, Ramo Científico pela Universidade do Porto, Doutorado em Vulcanologia pela Universidade dos Açores. É Professor Auxiliar com Nomeação Definitiva, na Universidade Açores, desde fevereiro de 2000, Diretor Científico do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores, desde dezembro de 2004 e Coordenador Científico do Geoparque Açores-Geoparque Mundial da UNESCO, desde janeiro de 2011, entre outros cargos e consultorias. Autor de diversos artigos, livros, capítulos de livros e comunicações, publicadas em revistas da especialidade, nacionais e internacionais, incluindo revistas indexadas, bem como Conference chair ou coorganizador de diversos congressos, conferências, workshops e outros eventos científicos regionais, nacionais e internacionais.
Esta iniciativa foi realizada pelo Parque Natural do Pico, em parceria com o Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO, Junta de Freguesia de São João e o Museu do Pico.