Documentário "Vinho" em antestreia no Museu do Pico
O Museu do Pico, em parceria com o realizador André Laranjinha, apresentou no passado dia 24 de março, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o documentário "Vinho", sobre a cultura da vinha e do vinho na ilha do Pico.
Gravado integralmente na ilha do Pico, esta longa-metragem retrata todo o processo envolvente na produção de vinho, abrangendo uma dimensão cultural e social das pessoas que da “falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra”.
Este documentário de André Laranjinha, vencedor de vários prémios, como Melhor Filme Açoriano, no DocLisboa 2011, é co-produzido pela Alice’s House, Moby Dick / Agecta - Agência para a Coesão Territorial e pelo Museu do Pico.
Este projeto foi financiado pelo Governo dos Açores/Direção Regional da Cultura e contou com o apoio da Associação de Municípios da ilha do Pico e da Câmara Municipal da Madalena.
Sinopse
Ilha do Pico, Açores. Uma crosta de lava no meio do oceano Atlântico, onde os habitantes, à falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra.
Fustigada pelo rocio do mar e pelo frio do inverno que desce a montanha, a vinha vinga na secura da pedra com a ajuda de homens, cuja vida gira em grande parte à volta da cultura da vinha e do vinho.
Na ilha do Pico, as adegas, mais do que lugares onde se guarda o vinho, a água-ardente, os licores, são lugares de portas abertas ao encontro, à partilha, à discussão, à música, ou ao recato no final de um dia de trabalho.