Apresentação do livro "Crónicas e Contos de Natal do Avô Ermelindo", de Ermelindo Ávila, no Museu do Pico
O Museu do Pico e a Letras Lavadas Edições apresentaram, no passado dia 25 de abril, pelas 16h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o livro "Crónicas e Contos de Natal do Avô Ermelindo", de Ermelindo Ávila, com apresentação de Alexandra Ávila.
Ermelindo Ávila é um dos fundadores do Museu dos Baleeiros e um dos mais proeminentes cidadãos lajenses, tendo desempenhado na sua centenária vida vários cargos públicos de relevo, tendo sido homenageado com a Comenda da Ordem de Mérito e várias outras distinções oficiais.
É um nome incontornável da cultura açoriana, com quase três dezenas de livros publicados e um sem número de artigos dispersos nos mais importantes órgãos da imprensa local e regional, nas áreas da história, etnografia e cultura locais.
Atualmente, com os seus 102 anos de idade, continua ativo, mantendo crónicas semanais nos jornais locais, sendo os seus escritos reproduzidos em diversos órgãos de imprensa escrita e radiofónica, tanto em Portugal como na Diáspora.
Neste volume reúnem-se escritos – crónicas e contos – sobre o Natal, publicados em alguns jornais açorianos.