Museu do Pico comemora a Semana Europeia de Geoparques 2018
O Museu do Pico comemorou, na tarde do dia 30 de maio, a Semana Europeia de Geoparques 2018, um evento organizado pela Rede Europeia de Geoparques e comum a todos os Geoparques da Europa.
Para assinalar este acontecimento foi realizada uma atividade educativa, a qual contou com a prestimosa participação dos alunos da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Madalena. A ação educacional consistiu numa visita ao atelier da picoense Cidália Fernandes, autora da exposição de pintura Arte que vem do chão, a qual está patente no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
Esta mostra expositiva de pedras (calhaus/seixos rolados), recolhidas no litoral costeiro da ilha do Pico, pintadas à mão, foi o mote para convidar a Universidade Sénior a visitar Cidália Fernandes, pois a pintura é uma das disciplinas lecionadas aos alunos, para além destes apreciarem imenso este tipo de trabalho. Este encontro proporcionou uma troca frutífera de experiências e saberes em volta da “arte” de pintar e o gosto em reproduzir a nossa rica flora e outros motivos.
O objetivo da comemoração da Semana Europeia de Geoparques visou sensibilizar a opinião pública para a geoconservação e promoção do património geológico, com eventos que informassem o público sobre atividades geoturísticas e educativas nos seus territórios geoparque.
Sem dúvida que o objetivo foi atingindo pois, mais uma vez, o Museu do Pico, no âmbito da sua missão e visão, apoiou a cultura local e promoveu-a ligando-a às pessoas.